Resumo
Central é um filme obrigatório a todos que se preocupam com a realidade social brasileira, pois mergulha no sistema prisional e traz à tona o poder das facções, que comandam grupos tanto dentro como fora das cadeias. A obra oferece um panorama contundente da precariedade do sistema carcerário brasileiro, mais especificamente daquele que já foi apontado como o pior presídio da América Latina, o Presídio Central de Porto Alegre. Após negociar durante três meses com cinco facções diferentes, a diretora Tatiana Sager conseguiu entregar câmeras para que os detentos filmassem em primeira pessoa a realidade prisional em áreas que nem a polícia se atreve a ir. Dissecando o dia-a-dia no cárcere, acima de tudo o filme investiga estruturas de poder, expondo como novos presos são cooptados por facções e forçados a praticar crimes que nunca tinham cometido, escancarando como os delitos efetuados dentro da prisão refletem na vida de toda a sociedade fora do cárcere. Assistí-lo é profundamente necessário para entendermos que o sistema prisional vigente no Brasil hoje é “fabrica de bandidão”, como o próprio diretor do presídio admite. Recheado de depoimentos excelentes e conflitantes de detentos, familiares, policiais e estudiosos do tema, denúncias como a deste documentário são pertinentes e corajosas. Mais do que isso: são indispensáveis.
Assista ao trailer
Informações extras
Diretor: Tatiana Sager
Título original: Central – O Filme
País: Brasil
Idioma: Português
Onde assistir












Veja um Bom Filme – Copyright © 2017
Filmes relacionados:
-
Eles não Usam Black-tie (1981)
Eles Não Usam Black-tie gira em torno de uma família de classe trabalhadora do interior de São Paulo em 1980. Otávio e seu filho Tião são ambos trabalhadores da mesma fábrica, mas…
-
Amores Brutos (2000)
Se você tem estômago fraco, definitivamente escolha outro filme! Amores Brutos costura as histórias de três pessoas que mudam radicalmente de trajetória depois de um violento acidente…
-
Timbuktu (2014)
Timbuktu já fez história: a película foi simplesmente a primeira indicação da Mauritânia ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Só isso já seria o bastante, mas o longa é mais do que somente isso…