Resumo
Violento, visceral e equilibrado nas funções entre ser uma denúncia e um produto artístico intimista, Batismo de Sangue é um fascinante retrato sobre os traumas causados pela tortura que recaía sobre os opositores da Ditadura Militar brasileira. Baseado no livro de Frei Betto, a história contada pelo diretor Helvécio Ratton mostra a insurgência de lideranças religiosas católicas romanas no final dos anos sessenta contra o regime militar instaurado. Tito (Caio Blat), Betto (Daniel de Oliveira), Fernando (Léo Quintão), Oswaldo (Angelo Antônio) e Ivo (Odilon Esteves) são os freis que resolvem engrossar o coro revolucionário, apoiando a logística da Ação Libertária Nacional, principal grupo de resistência da época. Cassius Gabus Mendes faz do seu delegado Fleury um sujeito agressivo, servindo à perfeição como o “homem forte” do Esquadrão da Morte e impondo temor todas as vezes que entra em cena. Os momentos de tortura são brutais e não suavizam em nada para o público – o próprio diretor participou da luta armada contra o regime e teve que se refugiar no Chile durante a década de 1970. Blat se entrega ao papel de um jeito tocante e delicado, fazendo desta uma obra marcante sobre fé, resistência e ideais. Um belíssimo filme.
Assista ao trailer
Informações extras
Diretor: Helvécio Ratton
Título original: Batismo de Sangue
País: Brasil
Idioma: Português
Onde assistir
Veja um Bom Filme – Copyright © 2017
Filmes relacionados:
-
Timbuktu (2014)
Timbuktu já fez história: a película foi simplesmente a primeira indicação da Mauritânia ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Só isso já seria o bastante, mas o longa é mais do que somente isso…
-
Victoria (2015)
Se você acha que a melhor coisa ao assistir a um filme é ser surpreendido, você escolheu a película certa! Victoria (Lais Costa) é uma jovem espanhola que acaba de mudar-se para Berlim…
-
Anticristo (2009)
A bela e trágica abertura – em câmera lenta, preto e branco, retratando uma explícita cena de sexo e orgasmo enquanto o bebê do casal sai do berço e se atira pela janela…