Resumo
O ano é 1989 e estamos na cidade de Berlim, ainda dividida pela Guerra Fria. Christiane (Katrin Sass) é uma leal colaboradora do regime comunista e presencia uma manifestação nas ruas na qual seu filho Alex (Daniel Bruhl) é agredido por policiais e preso. Em choque, ela desmaia no meio da confusão e acaba entrando em coma. Quando desperta, meses depois, tudo mudou: o muro caiu e a transição para o regime capitalista está praticamente concluída. No entanto, o médico revela à família que o coração de Christiane está extremamente sensível e que qualquer abalo emocional pode ser fatal. A partir daí, Alex não mede esforços para manter sua mãe calma, e seu principal objetivo passa a ser esconder dela, ainda reclusa em casa, todos os acontecimentos relacionados ao fim do socialismo, sustentando a história de que o regime segue firme e forte de maneira sensível e brilhante – inclusive comprando alimentos característicos do lado oriental e gravando vídeos de notícias falsas. Adeus, Lênin! tem o mérito de retratar um relevante momento histórico a partir de uma perspectiva não ocidental e de mostrar de maneira tocante e peculiar o amor de um filho por sua mãe. Faz jus a um dos filmes de maior sucesso na Alemanha neste milênio, ao agregar personagens bem construídos, uma trama envolvente e bagagem rica em referências históricas.
Assista ao trailer
Veja um Bom Filme – Copyright © 2017
Filmes relacionados:
-
Como Nossos Pais (2017)
Rosa (Maria Ribeiro), mãe de duas filhas, é praticamente forçada a criar suas crianças sozinha enquanto ainda é responsável pela manutenção financeira da família através de um…
-
Persépolis (2007)
Baseada na bem-sucedida história em quadrinhos de mesmo nome, Persépolis conta a trajetória da autora, Marjane Satrapi, filha de uma família de intelectuais de Teerã que cresce em meio aos…
-
Elle (2016)
A cena inicial de “Elle” é apenas o começo da experiência controversa e chocante que é essa obra. Michele (Isabelle Huppert) é a chefe de uma importante empresa de…