Resumo
A Batalha de Argel retrata a história da guerra civil entre argelinos contra franceses pela independência da Argélia. O filme remonta aos anos de 1954 a 1957, com enfoque na história de Ali La Pointe (Brahim Haggiag), um analfabeto que comete pequenos crimes para sobreviver em Argel, capital do país, e se torna o líder do movimento pela autonomia do país norte-africano. Lançado há mais de 50 anos, a película segue incrivelmente realista, extrapolando o campo do cinema e sobrevivendo ao tempo como relevante documento histórico e político. A grande força dramática da obra é impulsionada por ter sido gravada três anos após o fim do confronto, valendo-se do cenário original da cidade e contando com apenas um ator profissional, o francês Jean Martin, fazendo o papel do coronel francês Mathieu – os demais eram todos amadores ou moradores da cidade, e boa parte participou do confronto na vida real, anos antes. Proibida em diversos países por anos, inclusive no Brasil, a obra foi reconhecida como influência em inúmeros grupos de resistência, além de ter servido como instrumento motivacional para a seleção argelina de futebol em sua preparação para a Copa do Mundo de 2010. Detalhando táticas utilizadas pelos revolucionários argelinos, com um suspense crescente e sem glamourizar a guerra, A Batalha de Argel vai surpreender você e mostrar por que seu lugar está garantido entre os clássicos do cinema!
Assista ao trailer
Informações extras
Diretor: Gillo Pontecorvo
Título original: La Battaglia di Algeri
País: Itália, Argélia
Idioma: Árabe, Francês
Onde assistir
Veja um Bom Filme – Copyright © 2017
Filmes relacionados:
-
Antes do Amanhecer (1995)
Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy) se encontram casualmente num trem. Ele voltará para os Estados Unidos no dia seguinte. Ela deve seguir para Paris, mas ele a convence a…
-
Festa de Família (1998)
O patriarca da família Klingenfeldt está completando 60 anos e resolve reunir todos os familiares para celebrar em um hotel de luxo no interior da Dinamarca. O que era para ser…
-
O Riso dos Outros (2012)
É possível fazer humor sem humilhar ou ofender alguém? Toda piada é válida? Até onde vai a liberdade de expressão através do humor? O Riso dos Outros é um interessante…